quinta-feira, 5 de março de 2009

Primeira Semana no IFBA

As primeiras aulas são sempre as mais esperadas; No IFBA as coisas não são diferentes, quando se espera professores novos, por exemplo, a expectativa de encontra-los é enorme (pelo menos para a maioria dos alunos), pois ninguém procura um professor "casca grossa".

Ao entrar no IFBA, antigo CEFET-BA, as emoções são incontroláveis. Na realidade não se sabe ao certo quais são as sensações do momento. O que se sabe é que uma vez lá dentro a sua vida vai mudar pra sempre.

Os primeiros contatos são superficiais. Só conversamos com quem conhecemos. Procuramos encontrar colegas dos antigos colégios, de cursos e de conhecidos. Portanto não se tem muitas pessoas para conversar. Todavia, isto não é motivo para desanimar, pois não é a toa que que existem outras pessoas ou grupos "solitários", amigos se fazem a todo momento independentemente das circunstancias.

O IFBA é um lugar gigantesco, cheio de lugares para se frequentar (é frequentar sem trema, mesmo). O primeiro ambiente que tive contato foi o auditório. Um lugar como este para quem tem o costume de se apresentar em público é o máximo. Um calouro (um novato, como eu) ao chegar num determinado ambiente só pensa como será daqui para frente. E nada melhor do que procurar se "enturmar" com os veteranos; O segundo lugar que tive contato foi a cantina, nada a falar a respeito dela, apenas que é um lugar onde nos distraímos com fastfoods e outras besteiras; O último e mais importante lugar é a sala de aula, como sendo o lugar mais importante, ela merece um parágrafo próprio.

A sala de aula é um lugar como todos os outros, só que com um "ar" diferente. Um lugar como este tem que ter um diferencial, pois é lá que eu passarei a maioria do momentos bons e ruins, quando eu falo a maioria dos momentos é porque existe também o auditório, o pátio, a portaria e a cantina. Faces novas são predominantes, e as conhecidas são poucas, se contam numa mão só. A parte mais difícil com os colegas novos é decorar o nomes de todos, se bem que quando associamos a pessoa à alguma coisa, isso pode se tornar mais fácil. Depois de decorar os nomes dos alunos, a segunda parte e não menos importante é "puxar o saco dos professores", fazer cara de bom menino e procurar ser o mais gentil possível, só para fazer média. ^^

Falando em Professores, todas as minhas expectativas foram alcançadas... Sempre se tem um professor que é parente de alguém conhecido, que você adora (não o professor, mas a matéria), que você acha o máximo e que um que você odeia, ou como professor ou por escolher aquela disciplina entediante.

Na primeira semana no IFBA, Campus Eunápolis, a pior parte é aquela em que os parentes e conhecidos parecem que só tem duas perguntas para te fazer (parece que todos eles combinaram para te encher o saco): - E ai, Como está sendo lá, no CEFET (os ignorantes, perguntam CEFET, e eu tenho que corrigir toda hora, "Não é CEFET, e sim IFBA")?; E lá como é, isto é, lá é muito puxado? (Será que eles não sabem que na primeira semana nunca tem nada? E o aluno ainda não tem como saber se lá é o ensino é muito concentrado ou não).

Bem, os primeiros 7 ou 8 dias no IFBA (antigo CEFET-BA) são bem diferentes dos restantes dias do ano, muita agitação, euforia, emoções que ainda não experimentamos. Atitudes maduras e racionais são geralmente referenciadas, pois é bom causar uma boa impressão para/com sua nova sociedade. Sempre procuro interagir com antigos e novos alunos e com todo o corpo docente, com o objetivo de procurar um bom relacionamento com a sua mais nova esfera social. E sempre procurar ter boas atitudes dentro e fora do recinto de estudo.

4 comentários:

Unknown 16 de março de 2009 às 19:04  
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown 16 de março de 2009 às 19:09  
Este comentário foi removido pelo autor.
Victor Soares 19 de março de 2009 às 17:25  

:O - Concordo... Mas Isto é um modo generalizado...
Desculpe se eu te ofendi... ^^
Confesso Exagerei... Vou Reeditar...
Brigadaum pelo alerta...

Unknown 28 de março de 2009 às 12:19  
Este comentário foi removido pelo autor.

Postar um comentário