terça-feira, 16 de junho de 2009

Gramática: Descritiva e Normativa

Descritiva:

A gramática descritiva é uma gramática que se propõe a descrever as regras de como uma língua é realmente falada, a despeito do que a gramática normativa prescreve como "correto". É a gramática que norteia o trabalho dos linguistas que pretendem descrever a língua tal como é falada.
As gramáticas descritivas estão ligadas a uma determinada comunidade linguistica e reúnem as formas gramaticais aceitas por estas comunidades. Como a língua sofre mudanças, muito do que é prescrito na gramática normativa já não é mais usado pelos falantes de uma língua. A gramática descritiva não tem o objetivo de apontar erros, mas sim identificar todas as formas de expressão existentes e verificar quando e por quem são produzidas.

Normativa:
Chama-se gramática normativa a gramática que busca ditar, ou prescrever, as regras gramaticais de uma língua, posicionando as suas prescrições como a única forma correta de realização da língua, categorizando as outras formas possíveis como erradas.
Frequentemente as gramáticas normativas se baseiam nos dialetos de prestígio de uma comunidade linguistica.
Embora as gramáticas normativas sejam comuns no ensino formal de uma língua, a sociolinguistica vem favorecendo o estudo da língua como ela realmente é falada, e não como ela deveria ser falada.

4 comentários:

Denilda Alves Rodrigues 8 de agosto de 2019 às 09:35  

Sou grata por cursar LETRAS, pois através do curso meu discernimento sobre norma e prescrição está sendo relevante.Mesmo com bastante dificuldade em PortuguêS, POSSO AFIRMAR,que até aqui já aprendi e muito em relação o que pensava que entendia.

Unknown 10 de abril de 2020 às 13:28  

Amei, a explanação das duas gramáticas foi muito claro e eficaz.

Licansan 20 de março de 2022 às 15:41  

Bem didática sua explanação sobre o que venham a ser as gramaticas normativa e descritiva; parabéns. Concordo contigo quanto a importancia do curso de Letras e o acúmulo do saber que ele traz.

Denilda Alves Rodrigues 2 de abril de 2022 às 10:02  

As duas fazem parte do processo de aprendizagem. Portanto precisamos estar cientes do entendimento das duas modalidade.

Postar um comentário