sexta-feira, 12 de junho de 2009

Tema: Análise do filme billy Eliot

Paradigma, exemplo, modelo, exemplar, protótipo. Existem paradigmas que sobrevivem a décadas em nossa sociedade. Homem, que é homem luta boxe, joga futebol e fala palavrão; Mulher tem que ser meiga frágil e gostar de flores. Será que tudo tem que ser sempre como manda o figurino? O Filme Billy Eliot nos leva a essa questão.

Billy é um garoto que fazia aula de boxe, numa academia, quando se apaixona pela arte de fazer balet. Ele se encontra como pessoa durante as aulas de balé. Apesar de seu pai ser terminantemente contra o esporte, Billy recebe todo o apoio da professora.

Pessoas que vão contra esses modelos sociais são discriminadas, por serem diferentes. A sociedade nos quer como máquinas que servem apenas para servir o sistema. O filme nos revela que devemos ir contra certos exemplares sociais e seguir realmente o que queremos. Que apesar de fazermos parte do sistema nós temos que procurar um lugar de diferença. Evidencia-nos que as diferenças são importantes, e que devem ser praticadas.

0 comentários:

Postar um comentário